segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Samba no Colégio anima comunidade universitária

O grupo londrinense Entretantas agradou e arrancou elogios de mais 300 pessoas em seu show no Restaurante Universitário – RU da UEL, dia 19. O espetáculo didático “Samba no Colégio”, apresentado pelo grupo, fez parte do projeto cultural “Menestréis de Noel”, patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura – Promic. “Acertamos em cheio ao escolher a UEL como um dos pontos de apresentação do espetáculo didádico, pois muita gente ainda não conhecia o repertório que apresentamos, juntando a trajetória de Noel Rosa e suas composições”, diz Juliana Barbosa, coordenadora do projeto.

No espetáculo, as músicas de Noel Rosa foram entremeadas com histórias e curiosidades sobre a vida do compositor. Sambas como “Com que roupa”, “Conversa de botequim”, “Provei”, “Feitio de Oração” e “Pastorinhas” foram interpretadas com muito afinamento pelo grupo, composto só por mulheres. E elas foram atentamente acompanhadas por alunos, professores e funcionários da UEL, mostrando que o espaço do RU é para mais que comida, sendo também adequado para diversão e arte. O nome do espetáculo “Samba no Colégio” é uma brincadeira que contradiz o próprio Noel Rosa em sua letra que diz: “samba não se aprende no colégio”.

Outras apresentações do Samba no Colégio estão previstas para acontecer no Sesc Fernando de Noronha, dia 16 de setembro, na Concha Acústica, dia 17, e no Colégio Vicente Rijo, dia3 de novembro. Além da apresentação didática do grupo Entretantas, o Projeto Menestréis de Noel está produzindo em um laboratório criativo com sambistas, músicos, escritores, artistas de diversas linguagens e o público amante do samba, o espetáculo cênico-musical Feitiço na Vila para ser apresentado em dezembro, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis. As atividades comemoram os 100 anos de nascimento do poeta de Vila Isabel, uma das raízes fortes da música brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário