terça-feira, 17 de agosto de 2010

Menestréis de Noel trabalham como grupo criativo

O projeto MENESTRÉIS DE NOEL, patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura – Promic, vai homenagear Noel Rosa divulgando sua obra e pesquisando sua estética criadora, num ambiente pensado para inspirar os artistas e fertilizar a cultura do samba na cidade.


O Projeto está reunindo sambistas, músicos, escritores, artistas de diversas linguagens e o público amante do samba em um laboratório criativo, gerando um espetáculo cênico-musical que será apresentado em encontros chamados Feitiço na Vila, em dezembro, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, em Londrina. Além disso, o projeto vai produzir e apresentar espetáculos didáticos, chamados de Samba no Colégio, onde o grupo londrinense Entretantas vai cantar e contar ao público aspectos da obra de Noel.

Reunir Menestréis de Noel é uma maneira de falar que o projeto quer reunir amantes e pensantes da cultura do samba. Entendemos o samba como uma cultura de brasilidade, com suas rodas de convivência criativa, sua tradição de criação em parcerias, sua musicalidade, dança, ginga e profunda presença da vida popular.

O projeto Menestréis de Noel trabalha com a proposta de Grupo Criativo, reunindo pessoas que pesquisam e criam coletivamente, bem diferente das criações centradas na concepção de um único dramaturgo ou diretor, que enfatizam obter um produto. A proposta do Projeto é que a produção cultural seja educativa dos participantes do ato artístico, sejam artistas ou público.

Trabalhar um Grupo Criativo é ativar um jogo (na forma de desafio prazeroso) e um laboratório (experimentar e criar diante do desafio colocado). Há quem ainda creia que a arte é fruto de grandes dons e a criação uma espécie da inspiração mágica do artista. Mas ninguém nasce sabendo ou cria apenas por tropeçar no acaso. No texto “O autor como produtor”, Walter Benjamin fala da necessidade de criarmos não só obras artísticas, mas condições de produção, lembrando-nos que estamos em época de fusão das formas artísticas – uma espécie de grande laboratório criativo, como conscientemente propomos no projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário