segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Samba no Colégio

Noel Rosa no Colégio Vicente Rijo

O projeto Menestréis de Noel realiza nesta quarta-feira, dia 3 de novembro, às 21horas, a última apresentação prevista do espetáculo “Samba no Colégio”, onde o grupo londrinense “Entretantas” homenageia o poeta e compositor Noel Rosa, no centenário de seu nascimento. A apresentação acontece no Vicente Rijo, na abertura da Semana Cultural do Colégio, e tem como público-alvo os alunos do ensino médio e técnico, além de professores e funcionários.

A escolha do nome “Samba no Colégio” é uma brincadeira que contraria o próprio Noel Rosa. Em uma de suas mais famosas letras “Feitio de Oração”, Noel diz que “batuque é um privilégio / Ninguém aprende samba no colégio”. O espetáculo tem um tempero didático. Nele, o grupo Entretantas canta músicas do repertório do poeta da Vila, entremeadas de comentários sobre sua vida e obra, com objetivo de informar e formar novos públicos para o samba. “Fala-se muito da necessidade do ensino da cultura brasileira nas escolas, por isso decidimos levar Noel Rosa até os estudantes do ensino médio, que é uma das formas mais poéticas de reconhecimento das raízes do nosso samba”, explica Juliana Barbosa, coordenadora do projeto Menestréis de Noel. O projeto é patrocinado pelo PROMIC - Programa Municipal de Incentivo à Cultura.

Apresentações do “Samba no Colégio” já foram realizadas na UEL, no teatro do Sesc Londrina e na Concha Acústica. O grupo é formado exclusivamente por mulheres da cidade de Londrina e sua identidade com Noel Rosa vem dos temas do cotidiano popular, das dores e amores vividos pelas pessoas. Fazem parte do grupo Bete Frigeri (violão, cavaquinho, voz), Márcia Nester (voz), Maria Irene (voz), Mauren Picelli (percussão e voz), Regina Reis (violão, percussão e voz) e Sílvia Borba (voz).

Nenhum comentário:

Postar um comentário