quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

NÃO PERCA

ESTRÉIA O FEITIÇO NA VILA,
UM DESAFIO CRIATIVO
Dias 11 e 12 de dezembro, sábado e domingo, comemorando o centenário de nascimento de Noel Rosa, o projeto cultural Menestréis de Noel estréia o espetáculo cênico-musical “Feitiço na Vila”, às 21 horas, no Teatro Filo – Rua Cuiabá, 39. É imperdível...

O espetáculo foi montado para deleite do público e para fazer pensar. Mas sua proposta foi mais longe. Respondeu ao desafio de criar um espetáculo onde a produção cultural fosse educativa dos participantes do ato artístico. Algo que acrescentasse, para os artistas e para o público, uma exploração da estética criadora na obra de Noel.

Cultivamos a idéia do Ambiente Criativo como fonte de produção. Reunimos músicos, dançarinos, atores e escritores. Comemos, bebemos, rimos, fizemos sugestões e batemos cabeça estudando. Surgiu o “Feitiço na Vila”, fazendo alusão tanto à obra de Noel como às Vilas Culturais, que são centros de criação cultural da cidade. Afinal, nossa idéia foi e é fertilizar a cultura do samba em Londrina.

Não fizemos um espetáculo de época, porque percebemos logo de cara que Noel está enfronhado na atualidade. Suas letras dialogam facilmente com o que se passa hoje em dia. Também não fizemos um espetáculo sobre a vida do poeta da Vila. O que nos interessou foi o modo como os sambas de Noel fazem parte da vida e da cultura brasileiras. Portanto, como fazem parte de NOSSAS vidas.

O espetáculo que comenta ou representa Noel, em nove aspectos: Noel compositor, Noel inovador, Noel e o boteco, Noel polêmico, Noel ponte, Noel crítico, Noel irônico, Noel romântico e Noel carnavalesco. Sempre mexendo, remexendo e fazendo analogias com a cultura e a vida nos dias atuais. Esses aspectos se impuseram pelo que a obra de Noel transpira e pelo que inspira.

Onde o poeta anda, minha gente?
Mas que pergunta boa; mas que batata quente
Disse o pessoal lá da Vila, e repete nosso cordel
Que vaga na noite e no dia; vive na terra e no céu

Não é só o espetáculo que vai ser compartilhado com o público. É a presença de Noel em sua criação. Após a estréia, o projeto Menestréis de Noel vai disponibilizar a todos que queiram o Roteiro de Referências que elaboramos e o próprio texto do espetáculo. TUDO VAI ESTAR AQUI NO BLOG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário